quarta-feira, 20 de julho de 2011

Planta de biopolímeros em Santa Vitória será a maior do mundo

Prefeito Antônio Celso destacou que a nova parceria representa um marco para a cidade e o país

Dow e Mitsui anunciam criação da maior planta integrada do mundo para a produção de biopolímeros em Santa Vitória - MG

O novo grupo atenderá os mercados de produtos de higiene, médicos e de embalagens, utilizando como matéria prima o etanol renovável derivado da cana-de-açúcar

Na tarde da última terça-feira (19) os grupos internacionais "The Dow Chemical Company" e "Mitsui & Co. Ltd" anunciaram a formação de uma nova joint venture (empreendimento conjunto), que desencadeará na constituição da maior planta integrada do mundo para a produção de biopolímeros na cidade de Santa Vitória – MG. O novo grupo anunciou ainda a assinatura de um Memorando de Entendimento visando fornecer soluções de produtos inovadores e sustentáveis para os mercados mundiais de produtos médicos, de higiene e de embalagens flexíveis de alta performance. Informações noticiadas no mundo todo dão conta que a nova parceria representa a maior aposta de biopolímeros do mundo e é o maior investimento da Dow no Brasil, um país em que a Companhia atua com sucesso há mais de 50 anos.
No mesmo dia do anúncio da nova joint venture, o prefeito Antônio Celso Andrade Domingues esteve reunido com um dos executivos da Dow no Brasil, Carlos Pereira, discutindo novas estratégias para a assinatura do Protocolo de Intenções entre o município e as empresas. Dentre as diretrizes apontadas no Protocolo, o prefeito ressaltou que diversas medidas já foram cumpridas e outras estão em andamento, como o novo Plano Diretor, tratamento de esgoto, construção de novas casas populares em Santa Vitória e Chaveslândia, Aterro Sanitário controlado para extinguir problemas com o antigo lixão, ação política viabilizando melhorias na BR 365, pavimentação asfáltica da BR 364 e construção do novo trevo, construção de mais uma escola de nível fundamental e médio e mais um CMEI, dentre outras melhorias que vão desde o social, passando pela saúde e chegando-se a uma cidade com infraestrutura de ponta.
Segundo os termos do acordo, a Mitsui se tornará um parceiro com participação de 50% na crescente operação de cana-de-açúcar da Dow em Santa Vitória. O escopo inicial inclui a produção de etanol derivado da cana-de-açúcar como matéria-prima e fonte de energia renovável, trazendo novas alternativas para a Dow com base em biomassa, substituindo, assim, os tradicionais recursos fósseis. Uma vez concluída, a Dow e a Mitsui terão a maior planta integrada do mundo para a produção de biopolímeros feitos a partir de etanol renovável derivado da cana-de-açúcar. Uma vez em operação, essa plataforma será integrada à cana-de-açúcar renovável, permitindo a produção ambientalmente sustentável de plásticos de alta performance com reduzida pegada de carbono. Os biopolímeros produzidos nessa unidade serão uma alternativa verde e substitutos para os mercados de embalagens flexíveis de alta performance, de produtos médicos e de higiene, oferecendo aos clientes os mesmos atributos de desempenho com um perfil ambiental mais sustentável.
A primeira fase do projeto inclui a construção de uma nova unidade de produção de cana-de-açúcar para etanol em Santa Vitória, prevista para começar no terceiro trimestre de 2011.
A operação deverá ser concluída antes do final de 2011, e está sujeita a algumas aprovações regulatórias. Os detalhes financeiros não serão divulgados.

Imprensa | Santa Vitória

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário