segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PSFs de Santa Vitória colocam em funcionamento Protocolo de Manchester

Paciente durante a triagem pelo Protocolo de Manchester. No detalhe o secretário de Saúde, Miguel Ângelo e a coordenadora do PSF, Sandra Barbosa, em visita ao PSF Vila Rica / Divulgação

Prefeito Antônio Celso destaca que a saúde pública do município tem sido umas das prioridades da Administração Municipal

Todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF), de Santa Vitória, passam a colocar em funcionamento, a partir deste ano, uma nova tecnologia que irá analisar o grau de necessidade do paciente, ordenando o atendimento de acordo com o risco de cada usuário. Todos os pacientes passarão por uma triagem, realizada a partir de um equipamento (Trios) composto por computador com termômetros auriculares e oxímetro de pulso, que verifica pulso, frequência cardíaca e saturação do paciente.

A coordenadora do Programa Saúde da Família, Sandra Barbosa, explica que o quadro clínico dos pacientes será classificado de cinco formas: aquele que não tem urgência no atendimento (azul); pouco urgente (verde); urgente (amarelo); muito urgente (laranja); e emergência (vermelho). A partir disso, o atendimento priorizará os quadros de maior gravidade e consequentemente um melhor acolhimento aos demais.

O secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Oliveira Ribeiro, define o novo sistema como um marco na modernização das políticas públicas de atendimento em saúde e enfatiza ainda o apoio do prefeito Antônio Celso às inovações tecnológicas, que sempre desencadeiam na melhoria de vida da população. "Nossa saúde está bastante arrojada e todos os investimentos revelam uma área que vem sendo priorizada pela Administração, sendo referência, inclusive, em todo o estado", destacou.

O prefeito Antônio Celso explica que Santa Vitória tem sido uma das poucas cidades do país a contar com diversos procedimentos na saúde pública. Ele ressalta que mais esta ação, do Protocolo de Manchester nos PSFs, revela um município sensível às políticas públicas na área da saúde. "É uma modernização que vai beneficiar diretamente os usuários, viabilizando um atendimento mais humano, a partir da priorização do atendimento, onde pacientes em estados mais graves serão atendidos de forma mais rápida. Tudo isso são somatórias de esforços de nossa Administração, que está preocupada em levar cada vez mais qualidade de vida a toda a população", sustentou o prefeito.

via Darci de Freitas | Comunicação / Prefeitura de Santa Vitória
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário