quarta-feira, 25 de abril de 2012

Entrega de certificados do Pró-Letramento


Um programa que propõe uma ação conjunta e consistente a ser impulsionada por mudanças efetivas na melhoria da educação básica. Assim pode ser definido o Pró- Letramento, um Programa de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado pela Secretaria de Educação, validado pelo Ministério da Educação  e realizado pelo PROEX e Universidade Federal de Uberlândia.

Na última quarta (18), A secretaria de Educação realizou  cerimônia de entrega dos certificados a 45 professores , integrantes  dos ciclos Inicial e Complementar da alfabetização, e que concluíram a primeira etapa do programa.

O evento contou com a participação do prefeito municipal Dr. Antônio Celso, convidado para proferir sobre a importância da formação continuada no âmbito de qualquer profissão e para realizar a entrega oficial dos certificados.

Segundo a Secretária de Educação Tânia Domingues, um dos pontos mais relevantes do programa consiste na proposição de situações pedagógicas  que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.

“Esta etapa é bastante significativa, pois ela canaliza ações pontuias realizadas no contexto da sala de aula”, acrescentou.

A Coordenadora Municipal e tutora da área de formação em Matemática, Gislaine Silva, destacou os reflexos do programa nas práticas pedagógicas.

“ Temos notado, por meio de visitas às escolas, que o trabalho tem sido voltado para práticas cotidianas e isso tem resultado na qualidade dos planejamentos e, consequentemente, na qualidade desses trabalhos”, ponderou.

Segundo a tutora da área Alfabetização e Linguagem, Deise Góes, a proposta da área ultrapassa o universo da linguagem, valorizando desde o uso da biblioteca, o planejamento, a metodologia, tudo isso associado ao alcance das capacidades linguísticas da criança no processo de alfabetização. 

A segunda etapa do Programa está prevista para  este ano de 2012 e contemplará o revezamento dos professores nas duas áreas de atuação propostas: Alfabetização e Linguagem e Matemática.

via Imprensa PM Santa Vitória