quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeitura doa terrenos para servidores do quadro efetivo


Ação governamental da Prefeitura de Santa Vitória, visando beneficiar servidores do quadro efetivo municipal, virou lei no último dia 05 de julho. O projeto prevê a doação de 97 terrenos para servidores que ganham até 03 salários mínimos e que ainda não possuem casa própria.

De acordo com o prefeito Antônio Celso Andrade Domingues, o projeto de doação dos terrenos busca valorizar o servidor que possui remuneração de até R$ 1.650,00 e na maioria não tem condição de construir a sua residência sem algum tipo de incentivo. “Mais que proporcionar ao servidor a oportunidade de conseguir um terreno para construir sua casa, nós queremos mostrar que os nossos colaboradores são peça chave na administração da cidade. É uma ação de valorização do servidor”, pontuou.

Os interessados devem procurar o Departamento de Cadastro Físico, localizado na sede do Centro Administrativo Municipal, até a próxima sexta-feira (22), portando cópia do CPF, RG, Certidão Negativa de Bens Imóveis, comprovante de endereço, título de eleitor, certidão nada consta SPC/Serasa e certidão negativa de protesto.

Prefeitura desapropria área para ampliação do Cemitério Municipal


Na última sexta-feira (22) a Prefeitura de Santa Vitória tomou posse da nova área que será destinada à ampliação do Cemitério Municipal. No total, mais de 18 mil metros quadrados, correspondente ao tamanho do terreno desapropriado, serão utilizados para o aumento do cemitério, que comportará o volume de sepultamentos pelos próximos 30 anos.

De acordo com o prefeito Antônio Celso Andrade Domingues, o espaço havia sido cedido pelo município a uma entidade, em 1992, para a construção de um Sanatório, que atualmente não estava em funcionamento, devido às mudanças no tratamento do transtorno mental.

Com a área em desuso, a Prefeitura ressarciu a entidade, pagando valor de mercado pela desapropriação. “Queremos deixar um cemitério que comporte, pelos próximos 30 anos, as demandas no volume de sepultamentos, já que nossa cidade cresce a ritmo acelerado e automaticamente a nossa população será bem maior que hoje. Para isso, desapropriamos uma área estratégica, próxima ao cemitério, mas ressarcindo a entidade com valor de mercado por essa desapropriação”, destacou.

O secretário municipal de Administração e Planejamento, Jesus Aparecido Guimarães, explicou que grupo de trabalho já está executando a limpeza da área, que posteriormente segue para análises topográficas. Após isso, as obras de ampliação serão iniciadas. O secretário explicou ainda que a Prefeitura planeja a construção de mais uma sala de velório, no próprio cemitério.

Darci de Freitas | Imprensa/Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

PSF Centro promove atividades para pacientes diabéticos e hipertensos

Com o intuito de promover a saúde, focando primariamente na prevenção, o PSF Centro, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando uma série de ações com o grupo de diabéticos e hipertensos atendidos pela unidade. A cada mês, um dia é dedicado a atividades atrativas, buscando agregar cada vez mais um maior número de pacientes. Na última semana o grupo foi deslocado da unidade do PSF para as áreas das piscinas do Santa Vitória Clube, onde tiveram um dia repleto de ações, desde o aferimento da pressão arterial, exame de glicemia capilar, atividades físicas de alongamento e relaxamento e por fim um lanche com alimentação balanceada.

De acordo com o enfermeiro responsável pelo PSF Centro, Celismar Vieira de Lima, as atividades desenvolvidas com o grupo de diabéticos e hipertensos vêm trazendo respaldo positivo para o tratamento dos pacientes. "Envolver todos esses pacientes é gerar a promoção e prevenção à saúde, reconhecendo que as pessoas precisam ser valorizadas nos seus mais variados momentos da vida. Esse é o objetivo do PSF", destacou.

Participaram do dia de atividades a secretária Municipal de Esportes e Lazer, Irenilda Conceição de Lima, a psicóloga Andréa Aparecida da Silva, Agentes Comunitários de Saúde e estagiários do curso Técnico em Enfermagem.

Darci de Freitas | Imprensa/Santa Vitória

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cadete Vinício recebe o espadim da Força Aérea Brasileira

O Cadete Vinício com os pais Walmir e Ivani e a irmã Gabriela/ Divulgação

O céu azul sem nuvens de Pirassununga (SP) foi o cenário para um momento histórico na vida de 284 Cadetes do primeiro ano na Academia da Força Aérea, ocorrido dia 8 de julho, principalmente para o santa-vitoriense Vinício Perusso, filho do casal Walmir Perusso e Ivani Perusso.

Além de histórico, foi um dia literalmente brilhante, onde jovens na faixa dos 20 anos de idade receberam o espadim, pequena arma branca símbolo do Cadete na Aeronáutica. "Eu me sinto honrado de estar aqui. Sei que é só o primeiro passo, mas estou muito feliz", enfatizou o Cadete.

via José Márcio de Freitas Silva | Santa Vitória

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Planta de biopolímeros em Santa Vitória será a maior do mundo

Prefeito Antônio Celso destacou que a nova parceria representa um marco para a cidade e o país

Dow e Mitsui anunciam criação da maior planta integrada do mundo para a produção de biopolímeros em Santa Vitória - MG

O novo grupo atenderá os mercados de produtos de higiene, médicos e de embalagens, utilizando como matéria prima o etanol renovável derivado da cana-de-açúcar

Na tarde da última terça-feira (19) os grupos internacionais "The Dow Chemical Company" e "Mitsui & Co. Ltd" anunciaram a formação de uma nova joint venture (empreendimento conjunto), que desencadeará na constituição da maior planta integrada do mundo para a produção de biopolímeros na cidade de Santa Vitória – MG. O novo grupo anunciou ainda a assinatura de um Memorando de Entendimento visando fornecer soluções de produtos inovadores e sustentáveis para os mercados mundiais de produtos médicos, de higiene e de embalagens flexíveis de alta performance. Informações noticiadas no mundo todo dão conta que a nova parceria representa a maior aposta de biopolímeros do mundo e é o maior investimento da Dow no Brasil, um país em que a Companhia atua com sucesso há mais de 50 anos.
No mesmo dia do anúncio da nova joint venture, o prefeito Antônio Celso Andrade Domingues esteve reunido com um dos executivos da Dow no Brasil, Carlos Pereira, discutindo novas estratégias para a assinatura do Protocolo de Intenções entre o município e as empresas. Dentre as diretrizes apontadas no Protocolo, o prefeito ressaltou que diversas medidas já foram cumpridas e outras estão em andamento, como o novo Plano Diretor, tratamento de esgoto, construção de novas casas populares em Santa Vitória e Chaveslândia, Aterro Sanitário controlado para extinguir problemas com o antigo lixão, ação política viabilizando melhorias na BR 365, pavimentação asfáltica da BR 364 e construção do novo trevo, construção de mais uma escola de nível fundamental e médio e mais um CMEI, dentre outras melhorias que vão desde o social, passando pela saúde e chegando-se a uma cidade com infraestrutura de ponta.
Segundo os termos do acordo, a Mitsui se tornará um parceiro com participação de 50% na crescente operação de cana-de-açúcar da Dow em Santa Vitória. O escopo inicial inclui a produção de etanol derivado da cana-de-açúcar como matéria-prima e fonte de energia renovável, trazendo novas alternativas para a Dow com base em biomassa, substituindo, assim, os tradicionais recursos fósseis. Uma vez concluída, a Dow e a Mitsui terão a maior planta integrada do mundo para a produção de biopolímeros feitos a partir de etanol renovável derivado da cana-de-açúcar. Uma vez em operação, essa plataforma será integrada à cana-de-açúcar renovável, permitindo a produção ambientalmente sustentável de plásticos de alta performance com reduzida pegada de carbono. Os biopolímeros produzidos nessa unidade serão uma alternativa verde e substitutos para os mercados de embalagens flexíveis de alta performance, de produtos médicos e de higiene, oferecendo aos clientes os mesmos atributos de desempenho com um perfil ambiental mais sustentável.
A primeira fase do projeto inclui a construção de uma nova unidade de produção de cana-de-açúcar para etanol em Santa Vitória, prevista para começar no terceiro trimestre de 2011.
A operação deverá ser concluída antes do final de 2011, e está sujeita a algumas aprovações regulatórias. Os detalhes financeiros não serão divulgados.

Imprensa | Santa Vitória

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Desenvolvimento Social adquire veículo em parceria com o MDS

Mais um veículo passa a fazer parte da frota da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Uma perua, modelo Kombi, com capacidade para nove pessoas, incluindo o motorista, foi repassada pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no último mês à Santa Vitória.
A Secretaria atende diariamente milhares de famílias vulneráveis da cidade, contando com dois pólos de apoio em bairros distintos, além da unidade central que funciona como sede administrativa.
O veículo, de acordo com a secretária Regina Tanaka, irá suprir demandas que vinham crescendo, devido o aumento de projetos sociais envolvendo o público alvo da pasta.
"É muito importante essa aquisição, porque a cada dia que passa os nossos projetos vão atingindo um número maior de pessoas. Essa parceria com o MDS é de fundamental importância, pois seria impossível realizar esse trabalho abrangente somente com recursos próprios", pontuou.

Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Prefeitura de Santa Vitória repassa cobertores para comunidade

Autoridades municipais entregam cobertores ao CMEI Luiza Maria de Paula/Divulgação

Durante o mês de junho a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizou campanha de doação de cobertores para a comunidade e entidades assistenciais cadastradas na pasta. No total, foram repassados 900 cobertores, adquiridos com recursos da prefeitura (tesouro municipal), conforme explicou a titular da pasta, Regina Tanaka. A ação foi desencadeada em caráter emergencial, devido à chegada do frio na região.

Ainda de acordo com a secretária Regina, além de beneficiar as famílias vulneráveis socialmente, cadastradas na pasta, os cobertores também foram entregues a entidades que necessitavam de agasalhos. "Todos os anos nós doamos uma quantidade relevante de cobertores, repassando geralmente para as famílias cadastradas que solicitam. Paralelo a isso, nós fazemos um levantamento das entidades que mais necessitam desse tipo de doação e vamos repassando conforme a necessidade", esclareceu.

Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Mini Encontro Regional da Terceira Idade

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu no último dia 26, no Centro de Convivência de Santa Vitoria (Conviver) mais um Mini Encontro Regional da Terceira Idade.

Logo pela manhã, na recepção das caravanas, foi oferecido um café da manhã, seguido de atrações que animaram os presentes até a hora do almoço. O ponto alto do evento ficou por conta da tradicional dança de salão, que embalou a todos no ritmo festivo do forró.

Além de Santa Vitória, o Mini Encontro contou com a participação das cidades de Ituiutaba, Ipiaçú, Gurinhatã, São Simão e Rio Verde.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Regina Tanaka, todas as ações focadas nos grupos da terceira idade do município procuram resgatar a essência de cada indivíduo, proporcionando maior autonomia, através de programas que viabilizam lazer e entretenimento, fortalecendo o convívio familiar e social.

Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vila Rica bate Vitória e vira líder do Amador de Santa Vitória

Vila Rica 100% de aproveitamento na competição/divulgação

Com 100% de aproveitamento em três jogos, o time do Vila Rica tornou-se o novo líder do Campeonato Municipal 2011, ao vencer o Vitória por 1 a 0, no último sábado (2). Em segundo lugar vem a equipe do União, que derrotou o Novo Horizonte na noite de sexta-feira, dia 1º de julho, pelo escore de 2 a 1.

Na terceira posição vem o Flamengo, após o empate em 2 a 2 contra o Meloso, jogo realizado no sábado (2).

O outro jogo, também válido pela quarta rodada, aconteceu na quinta-feira (30), com a vitória da AMES por 3 a 1 diante do Operário.

Findada a quarta rodada, a classificação é a seguinte: 1º) Vila Rica (6 gols de saldo) e União (3 gols de saldo), ambos com 9 pontos; 3º) Flamengo com 7 pontos; 4º) Vitória (4 gols de saldo) e AMES (um gols de saldo), ambos com 6 pontos; 6º) Vila Nova com 4 pontos; 7º) Novo Horizonte com 3 pontos; 8º) Meloso com apenas dois pontos; e na última colocação, sem nenhuma pontuação, aparece o Operário.

Os próximos jogos, válidos pela quinta rodada, são: Operário x Vila Nova, Vila Rica x Flamengo, União x AMES e Meloso x Novo Horizonte. O Vitória folga nesta rodada.

--

FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura