sábado, 20 de setembro de 2014

Vacinação contra o Papilomavírus Humano - HPV

No último dia 10 de setembro, quarta-feira, foi realizada na Escola Municipal São José, A 2ª etapa da vacinação contra a Papilomavírus Humano (HPV), para proteção contra o câncer do colo do útero, em crianças de 11 a 13 anos.

 Para essa prevenção são necessárias três doses da vacina. Em março de 2014 foram realizadas as primeiras doses e agora, a 2ª dose, sendo que a 3ª será aplicada apenas daqui a 05 anos, em março de 2019. 

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando este trabalho em parceria com ao Ministério da Saúde e com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A vacina apresenta benefícios, demonstrado eficiência em população de jovens e sem contato sexual prévio, sendo menos eficiente nas jovens que já iniciaram sua vida sexual.

 Nas escolas do município de Santa Vitória foram desenvolvidos dois procedimentos com o intuito de informar os pais previamente sobre a vacina: uma palestra, ministrada a todos os pais e um folheto, também informativo sobre a HPV, foi distribuído a toda a comunidade escolar. 

Aos pais que não quiseram que suas filhas fossem vacinadas, foi enviado um Termo de Recusa da HPV, para que assinassem, se responsabilizando por esta ação. 

“É uma maneira importante de se prevenir, disse a diretora Eliane Almeida, e nós faremos o possível para que aumentem as informações sobre a HPV”, ressaltou ela, “porque assim elas saberão porque estão sendo vacinadas e os pais estarão conscientes da necessidade desta vacina”, ponderou, “porque cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”, concluiu a diretora.

A parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura é muito importante, pois complementa o processo que se inicia com a informação dada aos pais por meio de palestras, no sentido de aperfeiçoar a imunização, disse a Secretária de Educação e Cultura, Carla Lima, e mais, disse ainda que sexo e prevenção são assuntos que não podem ser evitados nas famílias, e sim devem ser pauta constante nos diálogos entre todos os membros da família, pois assim otimiza o processo de prevenção, finalizado pelo governo, por meio da vacina.

Comunicação PMSV

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CEMEI Luiza Maria de Paula realiza projeto “Minha Família, Meu Tesouro”

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI Luiza Maria de Paula), localizado no bairro Vila Rica, iniciou no mês de maio o projeto “Minha Família, Meu Tesouro”, integrando alunos, com idade entre 4 meses e 4 anos, comunidade escolar e família.

De acordo com a diretora Luciene Medeiros, a ação teve como objetivo resgatar e fortalecer os laços de amor e amizade entre o público envolvido. “Sabemos que esta união começa em casa, no nosso lar, junto às famílias. Trazemos esta mensagem para dentro da escola, promovendo sempre uma convivência de respeito e alegria. 

A escola não deve viver sem a presença da família e nem a família sem a escola. Uma depende da outra, na busca constante para alcançar, cada vez mais, a qualidade na educação”, destacou Luciene.

No primeiro encontro foi realizada uma palestra com o tema “Família, Minha Vida”, proferida pela assistente social Rosa Queiroz. No segundo encontro, pais e responsáveis participaram com os alunos, em sala de aula, de atividades lúdicas e recreativas, durante o “Dia da Família na Escola”. 

Já a culminância do projeto aconteceu no dia 28 de agosto, na quadra do CEMEI, contando com apresentações, danças e músicas. “Agradecemos à secretária de Educação e Cultura, Carla Lima, que nos tem apoiado em todos os momentos, nos incentivando e fomentando a implantação de efetivos projetos. Ao prefeito Genesinho, que não tem medido esforços para atender a demanda da população na educação infantil e creche, tanto o é, que tem acelerado a construção do CEMEI Bairro Brasil, que, por sinal, deve se tornar referência na região. O nosso muito obrigada!”, disse a diretora.

Luciene ainda destacou a importância do trabalho idealizado pela atual gestão, na educação infantil, que tem feito a diferença na vida de muitas famílias. “Destaco a responsabilidade e carinho que esse governo tem com nossas crianças, seja no apoio pedagógico, no material humano ou na excelente merenda escolar. Em tempo, agradeço a toda a equipe do CEMEI, alunos, pais, responsáveis, comunidade escolar. Que esse projeto possa ter brotado ou acrescentado mais ainda o amor, a dedicação para com nossas famílias”, finalizou.

A secretária de Educação e Cultura, Carla Lima, parabenizou a equipe pela iniciativa e impecável organização, enfatizando a importância do projeto para a vida escolar das crianças envolvidas. “A família desempenha um importante e fundamental papel na vida escolar do aluno. Levar os pais e responsáveis para dentro da sala de aula é um processo fantástico, que sem dúvidas contribui expressivamente no avanço da educação. Parabéns a todos pelo brilhante projeto”, avaliou Carla. 

Imprensa PM Santa Vitória


domingo, 27 de julho de 2014

Escolas públicas constroem plano escolar para 2015

Divulgação
Aconteceu no último dia 23 de Julho, quarta-feira, uma reunião no Auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Carla Cristina, esteve reunida com a Diretora da SRE, Ises Gomes Cintra, com Sandra Cury, Diretora Educacional e todos os diretores das escolas públicas municipais e estaduais de Santa Vitória. 

Na reunião, a diretora Ises deixou claras, as Diretrizes do Plano de Atendimento Escolar 2014/2015, e esclareceu também que, para ser elaborado, devem ser considerados primeiro o resultado do Cadastro Escolar e o quadro pessoal das escolas, a garantia de continuidade e conclusão da educação básica dos que estão no processo, o desempenho das escolas nas avaliações e a otimização das rotas do transporte escolar. 

A Diretora da SRE ressaltou que além da elaboração de um Plano de Atendimento que retrate a especificidade de cada município, é dever de cada um, de cada SRE, monitorar, rigorosamente, o funcionamento das escolas, para preservar a regularidade da vida escolar dos alunos.

“A Prefeitura de Santa Vitória, por meio de sua Secretaria de Educação e Cultura, vem desenvolvendo um trabalho sério, organizando o sistema de transporte de suas escolas, de forma que atenda à demanda por vagas, para isso desenvolveu de forma séria e compromissada todo o processo que envolve o Cadastramento Escolar 2015”, disse a Secretária Carla Lima,  “e além disso, investimos em formação continuada para os professores e, por meio de um trabalho pedagógico diferenciado realizado por assessores da Secretaria de Educação e Cultura”, frisou ela, “realizou intervenções pedagógicas junto aos professores da rede pública municipal, resultando em um desempenho satisfatório dos nossos alunos”, concluiu.

Comunicação/Santa Vitória