Os alunos da rede municipal de ensino de Santa Vitória, basicamente da Escola Municipal Tancredo Neves, participaram no último dia 04 da primeira fase da Provinha Brasil e da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP.
Professores e Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves durante a realização da Provinha Brasil | Divulgação
Os alunos avaliados na Provinha Brasil são do 2º ano do ensino fundamental, conforme enfatiza a Secretária Municipal de Educação e Cultura – Carla Cristina S. A. Lima. “Os alunos do 2º ano são escolhidos porque, na política de alfabetização do Ministério da Educação, os três primeiros anos do ensino fundamental são considerados a etapa de alfabetização da criança”.
Sobre as Olimpíadas de Matemática, Carla Cristina afirmou que os alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tancredo Neves participaram concorrendo com aproximadamente 18,7 milhões de alunos de 47.144 escolas de todo o Brasil, no nível um da competição.
A diretora da escola, Rosair Mendes, parabenizou os alunos que participaram da avaliação que reúne questões de Língua Portuguesa e Matemática e afirmou que a Provinha ajuda a medir o nível de alfabetização, colaborando para que todas as crianças saibam ler e escrever até os 8 anos, cumprindo a meta do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa).
Parabenizou também os jovens do 6º e 7º ano pela participação nas Olimpíadas de Matemática e concluiu que a participação dos alunos neste tipo de trabalho permitirá que eles tenham sucesso nos processos futuros a que serão submetidos, como vestibulares, concursos, ENEM, além de diagnosticar o aprendizado, para traçar novas estratégias que garantam a melhoria continuada do aprendizado.
Rosilda Mendes | Imprensa / Prefeitura de Santa Vitória