quarta-feira, 25 de abril de 2012

Entrega de certificados do Pró-Letramento


Um programa que propõe uma ação conjunta e consistente a ser impulsionada por mudanças efetivas na melhoria da educação básica. Assim pode ser definido o Pró- Letramento, um Programa de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado pela Secretaria de Educação, validado pelo Ministério da Educação  e realizado pelo PROEX e Universidade Federal de Uberlândia.

Na última quarta (18), A secretaria de Educação realizou  cerimônia de entrega dos certificados a 45 professores , integrantes  dos ciclos Inicial e Complementar da alfabetização, e que concluíram a primeira etapa do programa.

O evento contou com a participação do prefeito municipal Dr. Antônio Celso, convidado para proferir sobre a importância da formação continuada no âmbito de qualquer profissão e para realizar a entrega oficial dos certificados.

Segundo a Secretária de Educação Tânia Domingues, um dos pontos mais relevantes do programa consiste na proposição de situações pedagógicas  que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.

“Esta etapa é bastante significativa, pois ela canaliza ações pontuias realizadas no contexto da sala de aula”, acrescentou.

A Coordenadora Municipal e tutora da área de formação em Matemática, Gislaine Silva, destacou os reflexos do programa nas práticas pedagógicas.

“ Temos notado, por meio de visitas às escolas, que o trabalho tem sido voltado para práticas cotidianas e isso tem resultado na qualidade dos planejamentos e, consequentemente, na qualidade desses trabalhos”, ponderou.

Segundo a tutora da área Alfabetização e Linguagem, Deise Góes, a proposta da área ultrapassa o universo da linguagem, valorizando desde o uso da biblioteca, o planejamento, a metodologia, tudo isso associado ao alcance das capacidades linguísticas da criança no processo de alfabetização. 

A segunda etapa do Programa está prevista para  este ano de 2012 e contemplará o revezamento dos professores nas duas áreas de atuação propostas: Alfabetização e Linguagem e Matemática.

via Imprensa PM Santa Vitória

terça-feira, 24 de abril de 2012

Centro Municipal de Cultura e Arte


Professor Badiinho e o aluno Vitor deram um show com diversos ritmos

Centro Municipal de Cultura e Arte realiza apresentação artística na E.E. José Paranaíba

Mais uma ação do Centro Municipal de Cultura e Arte movimentou neste mês alunos e professores, do turno vespertino, da Escola Estadual José Paranaíba. Professor Badiinho e o pequeno violeiro Vitor apresentaram repertórios que encantaram o público presente.

A secretária de Educação e Cultura, Tânia Domingues, enfatizou a importância do trabalho do CMCA para a comunidade, ressaltando o objetivo da Administração Municipal de resgatar e promover a cultura, valorizando os talentos locais. 

A ação complementa o trabalho do CMCA de despertar na comunidade o interesse pela arte e cultura. “E o sucesso foi tanto, segundo a direção da escola, que os alunos solicitaram mais apresentações e muitos resolveram ainda estudar a música”, destacou a coordenadora Tathiana Nunes.

O professor Badiinho destacou a importância de promover os talentos locais, para incentivar cada vez mais a formação de mais artistas. 

E o trabalho de promoção da cultura e arte no município não para por aqui. Segundo a coordenadora do CMCA, Tathiana Nunes, a instituição segue com um grande leque de apresentações artísticas na comunidade, prometendo grandes eventos para 2012. “Um dos nossos maiores objetivos está sendo atingindo, estamos conseguindo movimentar e levar a cultura aos diversos setores de nossa cidade” enfatizou Tathiana Nunes, coordenadora do CMCA de Santa Vitória.

via Imprensa PM Santa Vitória

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeitura implanta Programa Municipal de Acompanhamento a Gestantes


Lançamento contou com a presença de diversas gestantes e da equipe da Pastoral da Criança, parceira no Programa

A Secretaria Municipal de Saúde lançou na tarde da última terça-feira (17) o Programa Municipal de Acompanhamento a Gestantes, complementando a adesão ao projeto do Governo do Estado “Mães de Minas”. O Programa é um reforço da Atenção Primária, para desenvolver um melhor acompanhamento e assistência às gestantes atendidas pelo Programa Saúde da Família, conforme destacou a coordenadora do PSF, Sandra Barbosa. 

O lançamento foi realizado no auditório da ACISV, reunindo profissionais e gestantes do município que recebem atendimento da Rede Municipal de Saúde. A Pastoral da Criança, que realiza um trabalho de acompanhamento a gestantes e crianças, também será parceira no Programa. 

O cronograma do programa contará com reuniões mensais, envolvendo pediatra especialista em neonatologia e enfermeiros, onde serão debatidas com as gestantes informações sobre cuidados na gravidez, para um parto saudável e sem complicações. As integrantes do programa, que participarem de no mínimo seis reuniões, serão presenteadas com um Kit de Enxoval.

Conforme informações oficiais, O Programa Mães de Minas nasceu para cuidar da vida dos novos mineiros. Trata-se de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida.

O secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Oliveira Ribeiro ressaltou o apoio da Administração Municipal, através da sensibilidade do prefeito Dr. Antônio Celso, em promover políticas públicas que contribuem com o bem estar, desencadeando mais qualidade de vida à população. “A Saúde vem realizando um trabalho sério, voltado para todos os públicos, e o apoio da Administração Municipal, através do prefeito Dr. Celso, tem sido o que mais nos motiva a trabalhar com mais intensidade as políticas municipais de saúde”, destacou. 

Darci de Freitas | Comunicação/Prefeitura de Santa Vitória