quarta-feira, 18 de abril de 2012

Prefeitura implanta Programa Municipal de Acompanhamento a Gestantes


Lançamento contou com a presença de diversas gestantes e da equipe da Pastoral da Criança, parceira no Programa

A Secretaria Municipal de Saúde lançou na tarde da última terça-feira (17) o Programa Municipal de Acompanhamento a Gestantes, complementando a adesão ao projeto do Governo do Estado “Mães de Minas”. O Programa é um reforço da Atenção Primária, para desenvolver um melhor acompanhamento e assistência às gestantes atendidas pelo Programa Saúde da Família, conforme destacou a coordenadora do PSF, Sandra Barbosa. 

O lançamento foi realizado no auditório da ACISV, reunindo profissionais e gestantes do município que recebem atendimento da Rede Municipal de Saúde. A Pastoral da Criança, que realiza um trabalho de acompanhamento a gestantes e crianças, também será parceira no Programa. 

O cronograma do programa contará com reuniões mensais, envolvendo pediatra especialista em neonatologia e enfermeiros, onde serão debatidas com as gestantes informações sobre cuidados na gravidez, para um parto saudável e sem complicações. As integrantes do programa, que participarem de no mínimo seis reuniões, serão presenteadas com um Kit de Enxoval.

Conforme informações oficiais, O Programa Mães de Minas nasceu para cuidar da vida dos novos mineiros. Trata-se de um conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e o cuidado da gestante e da criança no primeiro ano de vida.

O secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Oliveira Ribeiro ressaltou o apoio da Administração Municipal, através da sensibilidade do prefeito Dr. Antônio Celso, em promover políticas públicas que contribuem com o bem estar, desencadeando mais qualidade de vida à população. “A Saúde vem realizando um trabalho sério, voltado para todos os públicos, e o apoio da Administração Municipal, através do prefeito Dr. Celso, tem sido o que mais nos motiva a trabalhar com mais intensidade as políticas municipais de saúde”, destacou. 

Darci de Freitas | Comunicação/Prefeitura de Santa Vitória